sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mal humor em carioquês.

Voltando da escola quarta passada, Victor vinha se encolhendo de frio e reclamando com seus botõezinhos:

- Eu num goxxxta de frio! eu goxxxta mais do Brasil! lá tem sol e eu queria ir no praia! que DO-RO-GA!!!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

E no dia 3 de fevereiro...

Thamy completou 22 primaveras! u-huuuuuuuuuu!!!! parabéns!!!!!

A comemoração, antecipada em alguns dias, foi feita num restaurante com comida típica da Macedônia, aqui em Gronigen. Depois fomos assistir um filme.

É, já foi-se o tempo de festinha cor-de-rosa e Barbies de presente...

Olhem aí a foto das "frô".





domingo, 1 de fevereiro de 2009

Conselhos escolares

Recebi um documento da escola onde estão listados alguns conselhos para ajudar as crianças a se desenvolver bem no bilingüismo (ou trilingüismo). Acho que vale à pena listá-los aqui:

1. Faça com que sua criança se sinta o mais segura e feliz possível no novo ambiente;

2. Fale em sua língua materna com sua criança. Use toda e qualquer ocasião para desenvolver e aprimorar o idioma de casa naturalmente;

3. Fale com sua criança sobre a escola, de modo que ela desenvolva o vacabulário escolar no idioma de casa;

4. Leia regularmente para sua criança no seu idioma;

5. Quando sua criança começar a ler na escola, escute-a ler todos os dias. Converse sobre as histórias em sua língua materna e explique tudo o que sua criança nào entender;

6. Caso sua criança já tenha entrado na escola sabendo ler e escrever na sua língua materna, continue a desenvolver essa habilidade em casa;

7. Cuide para que sua criança vá para cama cedo nos dias de escola. Aprender e falar um novo idioma pode ser muito cansativo e é importante começar o dia bem;

8. Faça contato com outros pais e incentive o contato das crianças fora do horário escolar;

9. Caso tenha alguma dúvida sobre o desenvolvimento do inglês no seu filho, não deixa de conversar com a professora sobre isso.

A escola

No último dia 14, Victor começou na escola. Ele está na escola internacional, cujo idioma é o inglês. Fora as duas aulas semanais de holandês e as aulas de ginástica, todo o resto do tempo fala-se em inglês. A partir de agora, serão três idiomas e não apenas dois. O inglês sempre fez parte da vida dele, mas de forma passiva. Entre mim e todas as outras pessoas, inclusive seu pai, a língua é o inglês. Também assistimos programas na TV em inglês. Agora vai ser o momento onde ele também vai falar e nào apenas ouvir.

Ele chorou nos 4 ou 5 primeiros dias, mas acho que foi porque ele estava inseguro, afinal era tudo novo. Mesmo chorando na entrada, ele dizia-me, na saída, que havia gostado (mas não queria voltar). Agora, depois de duas semanas de aula, ele já vai todo animado, já tem um amigo,(o Ralf), e já fala algumas frases e palavras em inglês.

Eu estou satisfeitíssima com a estrutura da escola, com o método de ensino, com o tratamento dado às crianças e também por poder participar, já que eu não sou letrada em neerlandês.

Além de tudo isso, ele está numa situação similar à das outras crianças. Todas têm pelo menos um dos pais estrangeiros e todas falam 3 línguas, no mínimo (inglês, holandês e o(s) idioma(s) de casa).

Então tá indo bem, certo? :)

Que idioma você fala com seu(s) filho(s)?