domingo, 1 de fevereiro de 2009

Conselhos escolares

Recebi um documento da escola onde estão listados alguns conselhos para ajudar as crianças a se desenvolver bem no bilingüismo (ou trilingüismo). Acho que vale à pena listá-los aqui:

1. Faça com que sua criança se sinta o mais segura e feliz possível no novo ambiente;

2. Fale em sua língua materna com sua criança. Use toda e qualquer ocasião para desenvolver e aprimorar o idioma de casa naturalmente;

3. Fale com sua criança sobre a escola, de modo que ela desenvolva o vacabulário escolar no idioma de casa;

4. Leia regularmente para sua criança no seu idioma;

5. Quando sua criança começar a ler na escola, escute-a ler todos os dias. Converse sobre as histórias em sua língua materna e explique tudo o que sua criança nào entender;

6. Caso sua criança já tenha entrado na escola sabendo ler e escrever na sua língua materna, continue a desenvolver essa habilidade em casa;

7. Cuide para que sua criança vá para cama cedo nos dias de escola. Aprender e falar um novo idioma pode ser muito cansativo e é importante começar o dia bem;

8. Faça contato com outros pais e incentive o contato das crianças fora do horário escolar;

9. Caso tenha alguma dúvida sobre o desenvolvimento do inglês no seu filho, não deixa de conversar com a professora sobre isso.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi !
Sou carioca tambem e vi seu post em uma comunidade do orkut.
Meu filhote comecou as aulas hoje e ele tambem nao fala nada de ingles,meu namorado com quem a gente mora e' irlandes e ele chegou faz apenas 1 semana !
A recepcao na escola foi otima e acho que ele vai desenvolver bem rapidinho !
Boa sorte pra vc !
Vou seguir suas dicas!

x

P.s. Tambem tenho um blog aonde conto minhas experiencias em outras terras. :)

Débora Dantas disse...

Oi, Dri!
Adorei esse post!
Sempre entro em crise com relação a isso! Agora fiquei mais tranquila.

Beijocas!

Que idioma você fala com seu(s) filho(s)?