sábado, 20 de novembro de 2010

E é Dilma no governo!

Vamos falar um pouco de Brasil?
Nas últimas eleições presidencias, Dilma Rousseff, candidata do atual presidente Lula, papou essa! Eu estava com a respiração suspensa nas últimas semanas antes do segundo turno das eleições, mas foi com um alívio libertador que eu pude voltar a encher meus pulmões brasileiros com ares de esperança. Sim, vamos ter continuidade do governo passado (que ainda é presente por algumas semanas) e rumar, espero que por um caminho sem volta, para um país que se torna moderno, rico e, principalmente, com mais igualdade social para seu povo.
Os ganhos que o Brasil obteve nos últimos 8 anos de governo Lula são imensos, mas gostaria de enfatizar as vitórias nos campos de pesquisa científica e ensino superior.
Nosso presidente operário e "analfabeto" foi o que mais fez pelo ensino e pela pesquisa no nosso país. Presidentes anteriores, com diplomas pendurados na parede (que só serviram pra isso mesmo) e falantes perfeitos do nosso português e de mais alguns outros idiomas, não foram capazes nem de chegar aos pés do nordestino de origem pobre que não teve acesso ao ensino superior público.
No governo Lula, além do incentivo às universidades já existentes, foram criadas 14 novas instituições de ensino superior federais. Isso mesmo: QUA-TOR-ZE!!!
Sào cerca de 100 novos campi que garantem a inclusão social e acesso ao ensino superior a MILHÕES de nossos jovens. E a coisa melhor disso tudo é que a imensa maioria dos novos universitários é composta de egressos do ensino público!
Bem, meu sonho de consumo, como bem o sabem meus amigos mais próximos, é que as cotas universitárias sejam extintas. Eu gostaria que as universidades públicas aceitassem APENAS alunos egressos de ensino PÚBLICO. Daí acabam as cotas, vira regra! E é claro que, por conseguinte, todo o sistema escolar de ensino iria melhorar. Os professores seriam mais qualificados, os salários melhores, ia ter até giz! Sim: giz. Eu já trabalhei em escola pública que nem isso tinha, afinal quem liga pra escola de filho de pobre? Agora imaginem se as classes média e rica forem obrigadas a terem os filhos em escolas pública? Vai ter até microscópio pra aula de biologia :)
Leiam o trecho retirado de uma das muitas reportagens que circulam pela internet e pelos outros meios de comunicação sobre a criação dessas 14 universidades:
Segundo a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari Bucci, o objetivo das instituições seria "cobrir vazios de ensino superior no mapa do Brasil". As novas federais - ao todo, durante o governo Lula, foram 14 - nasceram a partir de projetos diferenciados de formação e para estreitar parcerias internacionais.

Inseridas nesses objetivos, cada uma das instituições criadas no último ano tem uma característica principal, que a diferencia das outras: desenvolvimento regional para um público popular (UFFS), integração com a Amazônia (Ufopa), com a América Latina (Unila) e com países de língua portuguesa na África, na Ásia e na Europa (Unilab). Mas tem, também, traços alinhados. O principal deles é que todas beneficiam, já na seleção, alunos que fizeram a maior parte do ensino médio em escolas públicas. Na UFFS, por exemplo, 91% têm esse perfil, e na Unila, 100%.
Pois é, as consequencias maiores serão colhidas a médio e longo prazo, mas valerão à pena. Mas já temos algumas mudanças muito boas no campo da pesquisa científica porque, de acordo com o relatório da UNESCO, o brasil evoluiu muito em Ciência e, pela primeira vez, ganhou um capítulo inteiro do estudo mundial!
sábado, 13 de novembro de 2010

UNESCO: "BRASIL SOBE QUATRO POSIÇÕES NA CIÊNCIA"
RANKING MUNDIAL REVELA PAÍS EM 13º LUGAR; PATENTES AINDA SÃO POUCAS
Catarina Alencastro – O GLOBO
O Brasil é o 13º maior produtor de ciência do mundo, segundo o Relatório UNESCO sobre Ciência 2010, divulgado esta semana.Em oito anos, o país subiu quatro posições no ranking de países que mais publicam artigos científicos, passando de 10.521 artigos publicados em 2000 para 26.482 em 2008. O documento elogia a evolução da pesquisa no país, mas aponta também problemas como o baixo número de patentes e a fuga de cérebros: pesquisadores que só encontram no exterior boas oportunidades de emprego.
Pois é, outras reportagens falam ainda que o presidente não cumpriu a promessa de investir 2% do PIB em ciência (investiu apenas 1,1%) até o final do governo, mas mesmo assim o investimento foi maior que o de vários países europeus. E o número de artigos científicos MAIS QUE DOBROU! Acho que as oportunidades para o "retorno de cérebros" estão se abrindo...u-huuu!!! E os pessimistas que me perdoem, mas é a velha história do copo "meio cheio ou meio vazio". Contra FATOS não há argumento!
Resta agora, à nova presidência do Brasil, continuar com essa política de incentivo à Ciência e ao ensino superior público federal e ainda aumentar a parcela do PIB para a pesquisa, tecnologia e ensino (para que pelo menos acompanhe o crescimento econômico, que é enorme!). Junto a isso, melhora da educação básica pública (gostaram da idéia de só ir pra universidade pública os alunos das escolas públicas? Vai ter gente reclamando, especialmente dono de escola...rsrs)
Povo educado é povo consciente, é povo feliz, é povo que sabe lutar pelos seus direitos e pela igualdade social, que será então, mera consequencia desse processo de educação.
E pensar que quem iniciou tudo isos foi um nordestino de origem pobre e chamado de "analfabeto". Deve doer em muita gente, não é mesmo?
Eu considero o presidente Lula das pessoas mais inteligentes da face desse planeta; afinal, MESMO SEM EDUCAÇÃO FORMAL, ele fez o que fez. Ele chegou à presidência da república e saiu de cabeça erguida pela porta da frente.

2 comentários:

Maria Tereza disse...

é isso aí!
Viva o Brasil!!!!

quica disse...

Prá frente BRASILLLLLLLL..BRASILLLL...
Estou contigo.
beijo

Que idioma você fala com seu(s) filho(s)?