sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Raising a bilingual child - II

Bem, demorei um tempo para vir escrever um pouco mais sobre o livro da Dra. Zurer a respeito do bilingüismo, mas cá estou eu novamente.
Vou começar essa parte tentando responder a uma pergunta simples e que todos os que convivem ou ouvem falar sobre crianças criadas em bilingüismo querem saber:

Qualquer criança é capaz de aprender mais de um idioma simultaneamente?

A resposta seria sim e não. Primeiro eu vou explicar o não, pois é mais simples.

Uma criança que apresenta problemas em adquirir uma língua, também não será capaz de adquirir outros idiomas. Quando isso acontece? quando existe um impedimento real para aquisição de primeira língua, como surdez ou retardo mental grave. Tirando isso, todas as outras crianças são capazes de falar em uma ou mais línguas.

Achar que uma criança não é capaz de aprender dois ou mais idiomas ao mesmo tempo, seria o mesmo que acreditar que uma criança não vai falar NUNCA. Quantas crianças, sem contar as com problemas citados no parágrafo anterior, conhecemos e que não são capazes de falar? quando se tem um filho pequeno, as pessoas costumam perguntar "o neném já está falando?" e não "será que algum dia seu neném será capaz de falar?" até mesmo crianças com perda parcial de audição e com retardo mental moderado falam, existindo, inclusive, relatos de portadores de síndrome de Down bilíngues (os dois idiomas com mesmo grau de complexidade alcançado).

Mas por que isso acontece? como? por que nós somos capazes de falar?

Bem, aprender a falar é uma das coisas mais difíceis e incríveis que acontece no desenvolvimento humano; assim que a criança começa a escutar (na vida intra-uterina ainda, entre as semanas 25-30) começa o apredizado da(s) língua(s). Já pararam pra pensar que as crianças aprendem a falar antes de aprender a amarrar os sapatos? que podem usar regras complicadas de gramática antes de aprender a "colar-o-rabo-do-burro", numa simples brincadeira infantil? A destreza física e a coordenação necessárias para emitir palavras parece mesmo ser uma grande vitória para um ser que nem ao menos consegue beber água num copo sem babar! os movimento coordenados dos pulmões, lábios e língua necessários para falar já foram comparados e julgados mais difíceis do que fazer acrobacia. E a memória necessária para lembrar as palavras? como uma criança lembra de tanta palavra, mas não lembra que papai saiu pra trabalhar meia hora atrás? só mesmo tendo alguma coisa muito especial para explicar todas essas habilidades que vão "além" da capacidade de um serzinho que mal veio ao mundo. Entenderam o "X" da questão?

Para explicar o fantástico talento infantil para idiomas, os psicolinguistas criaram o conceito de "Aparato de aquisição de linguagem - LAD", que é uma área cerebral que existe em todos os recém-nascidos. O LAD sozinho não promove o desenvolvimento da linguagem. Os bebês nascem em ambientes que são favoráveis à aquisição do idioma(s) e esse suporte ambiental, representado inicialmente pela família, é conhecido como "Sistema de Suporte à Aquisição de Linguagem"- LASS. Desse modo, o LAD representa a contribuição da natureza e o LASS a contribuição do ambiente e, com esses dois "ajudantes", crianças do mundo inteiro aprendem um ou mais dos cerca de 6 mil idiomas falados ao redor do globo. Todas essas crianças aprendem a falar de modo semelhante e seguindo o mesmo tempo de desenvolvimento. Primeiro vem os sons, depois as sílabas, as palavras, as frases de 2 palavras, as frases maiores e, por fim, os textos. Resumidamente, as crianças do nosso planeta, apresentam essas médias de idade (*) no desenvolvimento da fala:

- Sons: do nascimento aos 5 meses (reconhece sons, mas não os identifica; produz vogais como "g", "b" e pode sorrir em resposta);
- sílabas: entre 6 e 9 meses (reconhece o próprio nome, começa a entender o "não", fala "babababa", "dadada");
- palavras (entendimento): por volta de 12 meses (reconhece palavras de seu interesse particular, como "passear"; fala sílabas fáceis como "da", "ba" e algumas vogais fáceis como "f", "m" e algumas crianças podem falar uma ou outra palavra);
- palavras: entre 16 e 18 meses (meninos entendem cerca de 140 palavras, podendo variar de 50 a 350; meninas entendem em média 190, variando entre 60 a 400. Vocabulário expressivo para meninos é cerca de 75 palavras e para meninas 118 palavras, ambos com grande variação);
- frases de 2 palavras: por volta de 24 meses (a criança entende quase tudo que é dito; média para falar frase de 2 palavras é de 18 meses e a maioria das crianças pode fazer isso até 26 meses);
- frases maiores: por volta dos 36 meses (a criança entende tudo que é falado e começa a entender coisas abstratas como "sentimentos"e "pensamentos"; fala frases simples, mas que são entendidas perfeitamente, adora repetir tudo, mas ainda é difícil manter uma conversação recíproca).


Como todas as crianças bilíngues nascem com o mesmo LAD de monolíngues, obviamente a diferença está no LASS, que precisa ser expandido nos bilíngues.

E como podemos melhorar o LASS, ou seja, o ambiente (as pessoas que falam com a criança e outros fatores) e promover condições ótimas de bilinguismo?

Volto depois para responder a isso :)


(*) as médias de idade revelam idade onde o processo começa e não quer dizer que naquela determinada idade a criança deve, necessariamente, ter um número "x" de palavras ou dominar completamente o que é esperado para a fase. O problema é não entrar nessas fases até essa idade.

> Caso o texto nào esteja claro o suficiente ou você queira mais algum detalhe, não hesite em perguntar!


3 comentários:

Sandra disse...

Ola Adriana!

Adorei o texto vc deu uma explicacao bem clara. Obrigada!

Unknown disse...

Adriana,otimo texto ...meu filho esta quase nascendo ja estou de 40 semanas e otimo eu ler como vc faz com seus filhos ...isso relamnte me ajuda a pensar como farei aqui em casa!!!Sua criancas sao fofas ...sucesso

Beth Blue disse...

Uma criança que apresenta problemas em adquirir uma língua, também não será capaz de adquirir outros idiomas. Quando isso acontece? quando existe um impedimento real para aquisição de primeira língua, como surdez ou retardo mental grave. Tirando isso, todas as outras crianças são capazes de falar em uma ou mais línguas.

Na verdade, existem ainda distúrbios de aprendizado que dificultam o aprendizado em geral e essas crianças terão mais dificuldades em lidar com 2 ou mais línguas. Não porque sejam menos inteligentes mas porque elas processam as informações de forma diferente.

Tenho um desses aqui em casa.

Que idioma você fala com seu(s) filho(s)?