domingo, 22 de maio de 2011

Contando ninguém acredita!

Eu moro na roça da Holanda.

Digo isso porque é como os holandeses das partes mais "civilizadas" dos Países Baixos vêem o norte do país. Mas logo emendam: pelo menos é calmo (demais) e não tem criminalidade.

Pois é, mas não parece ser bem assim. E aí vem a parte do "contando ninguém acredita".

Mudamos para uma casa nova há cerca de 2 anos e, apesar da vizinhança ser considerada "boa", vários incidentes aconteceram e, volta e meia, a polícia está por aqui.

A primeira vez que vi os policiais rondando, e fui interrogada, faz cerca de um ano e foi quando um dos apartamentos teve as janelas quebradas e foi invadido. Depois ouvi falar de uma ou duas bicicletas roubadas, até que semana passada foi a vez da minha! A minha bicicleta era nova, tinha um ano de (pouco) uso e estava na porta de casa com dois cadeados! Os policias falaram que tem uma quadrilha que tem a chave-mestra para o tipo de cadeado que eu tinha e daí eles escolhem as peças, abrem e colocam numa van para ir vender em outras cidades.

Ontem de manhã, sábado, vi uns policiais rondando aqui dentro do jardim, mas nem fiquei sabendo do que aconteceu. E hoje de manhã foi outra vez dia da polícia vir bater ponto, dessa vez porque nossos vizinhos do lado tiveram a casa invadida e roubada enquanto dormiam. E foi a segunda vez que esses vizinhos tiveram a casa invadida e roubada em menos de um ano! agora a vizinha disse que quer mudar, porque aqui não é seguro.

Agora me digam, eu moro em Groningen, na roça da Holanda. Dá pra acreditar nisso???

9 comentários:

Eliana disse...

Nossa, que loucura. Mas vai ver que é por isso mesmo...ninguém vê nada e este povo aproveita pra roubar com a calmaria. Pelo menos não há violência, bens materiais vão e voltam!

Jaboticaba Preta disse...

Eu acredito! Também já tive minha bicicleta roubada. Prestei queixa e nada até hoje. O roubo de bicicletas é problemático mesmo. Ninguém consegue uma solução.

Beijocas

adnivea disse...

roubo de bike nao eh novidade, mas realmente me assusta os casos de roubos a domicilio ai em groningen, o pai do marcel (ja faz alguns aninhos, levaram so dinheiro q estava em cima da mesa) e de um amigo, no ano passado. mas aqui por rotterdam deve ser bem pior, eh q nao temos tantos conhecidos por aqui, dai fica sendo so estatistica...

Juliette disse...

Gente mal intencionada vem, ve um monte de casinhas bonitinhas onde da para ver tudo pela cortina, nao tem grade, nao tem muro e o povo nao tem malicia...dai a bandidagem pensa: poxa, cheguei no paraiso. A minha opiniao como bandido deve ser tratado e meio polemica entao nem vou falar nada.

bj

Adriana disse...

Pois é, meninas, a situação tá complicada por aqui. Tivemos idéia de colocar umas câmeras pra ver se dá uma melhorada...

Hiaminique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hiaminique disse...

adoro a cultura holandesa quando for maior de idade quero conhecer a holanda e ate morar!

Liliana disse...

Olá! Eu chamo-me Liliana, sou de Portugal.
Gostaria de fazer Erasmus para Groningen, Holanda.
Tudo o que oiço e vejo sobre a cidade é fantástico, contudo não sei qual é o nível de vida comparando com portugal. Sei que é mais elevado, mas concretamente não sei mais nada. Não conheço ninguém por esses lados e gostaria de um feedback. Podes ajudar-me?

Beijo

Adriana disse...

Oi, Liliana

Bem, depende de onde vc vai morar, isso que é mais caro. Normalmente vais pagar uns 300 euros por um quarto. Umas amigas minhas, na época de mestrado, viviam (apertadas) com cerca de 700 euros.
Espero ter ajudado...

Que idioma você fala com seu(s) filho(s)?