terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Professora sim, tia não.

 Ao fim do primeiro dia de escola em Terra Brasilis, Daniel já levantou uma dúvida mais que cruel:

- Mamãe, a professora também é minha tia?
- Não, meu amor.
- Então por que eu "tem" que chamar de tia?
- No Brasil as professoras também podem ser chamadas de tia, Dandan.
- Por que?
- Porque é um costume.
- O que é costume?
- It's a habit.

Victor logo vem em socorro do irmão:

- Mas se é professora e não é tia, porque as pessoas têm o habit...hummm...o "costrume" de falar "tia"?
- Ué, porque sim. Um costume muitas vezes não se explica...todo mundo faz e daí vira um costume. (ok, ok, eu não sabia o que responder)

[Pausa para dois pequenos cérebros pensarem]

- Mas mãe, eu não quero chamar a professora de tia!
- Então chame de "professora". Não tem problema.
- Mas e se ela não souber que é "professora"e achar que o nome dela é "tia" porque todo mundo chama de tia?


* Ui, ui, será que é muito cedo para introduzir Paulo Freire nas historinhas de antes de dormir? Minhas explicações não estão convencendo mais...

Nenhum comentário:

Que idioma você fala com seu(s) filho(s)?