sábado, 23 de abril de 2011

Último dia de creche

Daniel já vai fazer 4 anos! E aqui na Holanda, quando a criança faz 4 anos, é que a "vida começa". Aos 4 anos as crianças começam a escola e também é a idade onde a maioria das atividades e cursos passam a pode ser frequentadas por esses miúdos. Aí é só agitação: escola, natação, dança, judô, futebol, curso de artes e de mais tudo o que podemos imaginar.
Sabendo disso, todas as crianças são preparadas para o grande evento: o aniversário de 4 anos, onde tudo se torna possível. E um dos "ritos de passagem" é a despedida da creche (para os que vão à creche). E a despedida de Danielzinho foi ontem, sexta-feira (22/04), seguinto à risca a tradição holandesa, com direito a bolo (feito pela mamãe), cartãozinho de despedida e presentinhos para os colegas. Tudo isso regado a muitas lágrimas das professoras e votos de boa sorte (e promessas de passar por lá de vez em quando).
E lá vamos nós, rumo à vida "quase adulta" do nosso bebezinho!!!


Daniel e Miriam, a favorita.

Foi um último dia quente (25 graus) e teve brincadeira no pátio externo.

Esse meu amigo também está indo embora semana que vem...


Êta bolinho bom!

E a tradição mnada que o aniversariante (ou "comemorante"de qualquer coisa) leve e distribua o bolo.

4 comentários:

Maria Tereza disse...

que bacana!! parabéns!!
e todas estas atividades são feitas na escola, não? porque aqui no brasil, senão escolhermos bem a escola temos que viver dirigindo. bjos

Anônimo disse...

Oi Adriana!

Parabéns para o Daniel.Sucesso e muitas atividades para ele. ;)

Ele tb vai para o colegio internacional?! Como é a carga horaria e atividades lá? Eles tb aprendem holandes? Quando começa a alfabetização?
Myrna

Adriana disse...

oi, Myrna

Sim, Daniel já está na escola internacional. O horário é um pouco maior que o das escolas holandesas: de 8.30h às 15h, exceto quartas quando a saída é às 12.30h.
Aprendem holandês como segunda língua e alfabetização começa aos 4 anos, de acordo com a capacidade e vontade da criança (crianças bilíngues estão "prontas"pra alfabetizar mais cedo e a maioria já pega muito com essa idade; Victor lia livrinhos simples aos 4 anos e meio).

Abraço!

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações! ;)
Myrna

Que idioma você fala com seu(s) filho(s)?